DESEJO A TODOS OS MEUS LEITORES BOAS REFLEXÕES!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como é difícil pensar!

            Uma das primeiras actividades que realizei na disciplina de Projecto Multidisciplinar I foi a elaboração de uma reflexão, aliás esta disciplina centra-se muito na organização do nosso pensamento crítico de forma a construirmos argumentos válidos e justificados.
            À nossa escolha tínhamos, de entre as diversas possibilidades, a seguinte pergunta: “O que é a verdade?”. Esta pergunta pareceu-me ser aquela que mais se relacionava comigo e sobre a qual teria, possivelmente, mais facilidade para escrever. Contudo, a dificuldade não dependia dos temas mas, na verdade, do pensamento crítico. A arte de pensar é bastante mais complexa do inicialmente esperava.


            Ao realizarmos reflexões sobre palavras que nos são triviais achamos que iremos conseguir explicá-las correctamente. Porém, isso não acontece pois os conceitos que nós temos de forma intrínseca na nossa mente são, muitas vezes, difíceis de transpor para o papel. Esta foi a principal dificuldade que encontrei para conseguir responder à pergunta que escolhi.
            A próxima etapa é, sucessivamente, mais complicada, assim como nos degraus da vida! Conforme vamos elaborando um projecto surgem questões sobre todas as premissas apresentadas.            
            Assim, na elaboração da minha reflexão a principal dificuldade prendeu-se com a organização das ideias que tinha em mente e, ao mesmo tempo, com a resposta às questões suscitadas a mim própria. No final, foi importante perceber que as dúvidas que me surgiram colocaram em causa o meu argumento inicial - fizeram-me pensar sobre conceitos do meu quotidiano e descobrir que o meu conceito, neste caso, o conceito de verdade é muito mais do que aquilo que eu tinha em mente.

1 comentário:

  1. A propósito deste texto recordei-me dos seguintes versos de Caeiro: "Pensar incomoda como andar à chuva"; "Pensar é estar doente dos olhos"; "Amar é a eterna inocência,/e a única inocência é não pensar.".

    ResponderEliminar