DESEJO A TODOS OS MEUS LEITORES BOAS REFLEXÕES!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Avaliação Crítica - Tap Final

            Já estou no final do semestre. Passou mesmo rápido!
No início não entendia o propósito desta disciplina. Considerava-a pouco interessante para o nosso desenvolvimento académico. Questionei-me, por vezes, se não seria mais importante e vantajoso para os alunos se tivessem mais aulas de Microeconomia ou até de Matemática do que ter Projecto Multidisciplinar I que, pensava eu, ser irrelevante. Na verdade não era e eu estava completamente enganada.
Projecto Multidisciplinar revelou-se, ao longo deste semestre, uma disciplina bastante importante para os futuros economistas e gestores da Universidade Católica Portuguesa. Assim, os alunos podem desenvolver a sua capacidade de pensamento crítico, atingir objectivos que não pensavam conseguir realizar, desenvolver competências de gestão de tempo e de aprendizagem e promover a construção de argumentos válidos e justificados. Estas competências serão úteis aos alunos no mercado de trabalho sendo, assim, um dos aspectos de diferenciação positivos.
Nesta disciplina tivemos vários momentos de avaliação, entre os quais, o Plano de Trabalho de Semestre, o e-portefólio, os TAP (momentos de avaliação semanais nas aulas práticas sobre as respectivas aulas teóricas) e o Teste Final.
Considero que me esforcei ao máximo para todas as actividades. Desde a mais simples, que eram quase nenhumas, até às mais complexas o meu empenho e dedicação foi uniforme. Não estou a escrever isto só por ficar bem mas sim porque foi, na realidade, o que aconteceu. Quem acompanhou de perto este processo sabe bem que a minha evolução foi gradualmente positiva, nunca deixando de lado nenhuma tarefa, complementando sempre com as aulas teóricas uma vez que me nunca faltei a nenhuma.
A minha primeira reflexão refere-se às minhas expectativas em relação à disciplina de Projecto.
O primeiro objectivo era conseguir desenvolver a minha capacidade de pensamento crítico. Com esta disciplina foi possível uma vez que agora sou capaz de olhar para algo e obter uma opinião construtiva, não ficando pelo básico, gostei ou não gostei.
O segundo objectivo foi atingir objectivos que não pensava conseguir realizar. Este foi o objectivo que tenho a perfeita noção de que correspondeu às expectativas. Ultrapassei barreiras, nomeadamente, informáticas o que possibilita ter, neste momento, mais conhecimento sobre essa área. Para além disso, consegui estruturar um texto com “cabeça, tronco e membros”.
 Desenvolver competências de gestão do tempo e da aprendizagem foi uma das minhas expectativas. Esta foi obtida com sucesso na medida em que através da realização do PTS todas as minhas dificuldades foram superadas. O PTS foi a ferramenta de apoio a este objectivo. Ajudou-me a gerir o meu tempo visto que tinha necessidade de o consultar todos os dias para saber o que tinha planeado.
O último objectivo a que eu me propus no inicio do semestre foi conseguir construir argumentos válidos e justificados. Possivelmente este será o ponto que eu nem sempre consigo ter sucesso. Por vezes, surgem situações mais complicadas que me dificultam a construção de premissas válidas e justificadas.
Em suma, a disciplina de Projecto Multidisciplinar I correspondeu às minhas expectativas, consegui cumprir os objectivos a que me propus no início do ano. Foi uma disciplina importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Posso afirmar que foi a disciplina que me senti mais acompanhada pelos professores, deixando presente a preocupação que tinham comigo no ensino secundário.


Sem comentários:

Enviar um comentário