DESEJO A TODOS OS MEUS LEITORES BOAS REFLEXÕES!

domingo, 3 de outubro de 2010

Amizade!

É difícil definir amizade porque utilizamos o termo “amigo” em muitas situações. Chamamos “amigos” aos nossos conhecidos, aos nossos vizinhos e colegas sem com eles termos uma relação de verdadeira amizade.
A verdadeira amizade é mais do que uma simples simpatia ou partilha de momentos de trabalho e de descanso. É um sentimento recíproco em que cada um dos amigos deseja o bem do outro e é capaz de se identificar emocionalmente com ele. Ela implica confiança, serenidade e alegria.
Enquanto o amor comporta sofrimento, a amizade é sempre baseada na alegria. Podemos sofrer com os nossos amigos, mas não há amizade se sofrermos por causa deles. A amizade não resiste a traição!
O amor é exclusivo, a amizade é reticular, isto é, podemos ter mais do que um amigo que por sua vez tem outros e assim sucessivamente. O amor começa num determinado momento, a amizade resulta de uma serie de encontros sucessivos e que podem ter um fim se eu reconheço que o outro não é verdadeiramente meu amigo. O amor nunca é justo, a amizade implica sempre justiça.
A amizade tem um papel muitíssimo importante na vida dos indivíduos. Já no antigo testamento se diz que : “um amigo é um tesouro que é preciso descobrir e guardar”. E é precisamente na juventude que começamos aperceber a sua importância. Por vezes, num período da vida em que a relação com os pais é conflituosa são os amigos que nos apoiam, nos ajudam e nos fazem companhia.
É por isso muito importante termos amigos de verdade pois os amigos têm muita influencia sobre os jovens e no, caso de se escolher mal as amizades, essa influencia pode ser profundamente negativa e levar o jovem à destruição da saúde, da família a ate do seu futuro.
Mas nem sempre é fácil distinguir os verdadeiros amigos. Para isso temos de recordar a definição de amizade. O verdadeiro amigo só quer o nosso bem. Não nos leva a fazer nada que nos ponha em risco ou nos faça infelizes.
A verdadeira amizade é feita de empatia, honestidade e de lealdade. É também corajosa pois o verdadeiro amigo tem a coragem de nos fazer ver quando as nossas acções ou ideias estão erradas e suporta que ate nos zanguemos com ele só porque fomos verdadeiros e o aconselhamos.
Todos os jovens deveriam procurar bons amigos pois os amigos verdadeiros contribuem para o nosso crescimento interior. Nós somos responsáveis pelos nossos amigos.



Conhecer a pessoa ao meu lado...

Entrei na primeira workshop de Projecto Multidisciplinar I e tudo aquilo foi novo para mim! Novos colegas e professores irão fazer parte do meu percurso ao longo deste semestre numa disciplina que é uma novidade.
Focando-me nos meus colegas…
Eles vão ser parte importante na minha vida. Vão, muitas vezes, ser o meu “braço direito”, o meu apoio para que, juntos, consigamos quebrar barreiras e atingir objectivos em que nunca pensámos. No entanto, para conseguirmos estar juntos nesta caminhada é importante conhecermo-nos. Neste sentido, a primeira actividade que realizámos passou, fundamentalmente, por colocar uma série de questões ao nosso colega de lado.
As perguntas foram as seguintes:
·                    Como te chamas?
·                    Que idade tens?
·                    És natural do Porto? Se não, de onde és?
·                    Tens alguma actividade extracurricular?
·                    É a tua primeira vez na faculdade? Estás em Gestão ou Economia? Estás a gostar?
·                    Estás na praxe? Se sim, qual é o teu nome de praxe?
·                    De que é que tu mais gostas?
·                    De que é que menos gostas?
·                    Qual é a tua cor, cidade e prato favoritos?
·                    Uma frase que te caracterize.
·                    Tens algum lema de vida?
·                     És religioso?

Posso adiantar que esta actividade já deu os seus frutos...