DESEJO A TODOS OS MEUS LEITORES BOAS REFLEXÕES!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

É sempre menos do que sei escrever!


Precisava de um título para o meu e-portefólio e como gosto de marcar a diferença, não sei se isso é bom ou mau, decidi dá-lo um nome. Assim, pensei e voltei a pensar sobre as diversas possibilidades. Tantas ideias e nenhuma que me chamasse à atenção. Começava a ficar aborrecida com aquela indecisão. Será a síndrome da folha branca? Foi então que, depois de muito reflectir, aliás é o objectivo deste trabalho da disciplina de Projecto Multidisciplinar I, que decidi dar ao meu e-portefólio o nome de Reflexões Contemporâneas.
Reflexões Contemporâneas, porquê? Tendo em conta que não tinha sido imposto nenhum tema, existia liberdade de escolha. Assim, tentei abranger o máximo de temas possíveis, de acordo com as minhas preferências. Daí o termo “contemporâneas”. O termo “reflexões” surge porque um dos objectivos da disciplina é desenvolver a capacidade de pensamento crítico dos seus alunos.
Nas minhas reflexões, tento ser o mais explícita possível. Porém, nem sempre é possível ficando sempre a sensação de que é sempre menos do que sei escrever.
A construção do e-portefólio foi uma verdadeira aventura. Comecei por personalizá-lo, desde a imagem de fundo às cores do blogue que tinham, obrigatoriamente, de estar de acordo com o resto do blogue. Mudei de imagem de fundo vezes intermináveis até encontrar a perfeita. Depois, como se não bastasse, tinha de ter o tipo de letra mais bonito assim como as cores, que tinham de combinar com a imagem de fundo. Quando dei por mim questionei-me se estava a ser exigente demais. Penso que não, quanto mais exigentes formos mais facilmente podemos encontrar a perfeição.
Está tudo pronto para começar a escrever! As reflexões começam a aparecer e a página do e-portefólio começa a ficar preenchida.
Relativamente às reflexões, fico com aquela sensação de que nunca consigo expor sempre aquilo que quero, ficando a ideia de que é sempre menos do que sei escrever. As reflexões surgem, como eu referi anteriormente, como uma ferramenta de apoio à disciplina de Projecto Multidisciplinar I com o intuito de assim conseguir exercitar o pensamento crítico dos alunos. No meu ponto de vista, considero que a estas reflexões me têm ajudado bastante uma vez que vejo-me com mais qualidade na forma como argumento.
Os temas abordados em “Reflexões Contemporâneas” abarcam temas variados. Desde a Amizade aos Valores da Licenciatura, todos têm espaço neste pequeno e-portefólio.
A reflexão que mais gosto me deu fazer foi a sobre a Amizade. Este tema é algo que eu valorizo muito. Considero-a importante na medida em que, assim, todos os problemas serão mais fáceis de ultrapassar.
Em suma, gostei de criar este e-portefólio e considero-o uma actividade bastante importante para o nosso desenvolvimento pessoal. Assim termino o meu texto, ficando, novamente a ideia, de que ficou algo por dizer (ou não).

Sem comentários:

Enviar um comentário